A religião egípcia foi evoluindo ao longo da História dessa civilização. Podemos, no entanto, distinguir as religiões locais das religiões nacionais. As religiões nacionais foram elaboradas pelos sacerdotes. A que se descreve a seguir é de Heliópolis cujos sacerdotes imaginavam o mundo como um disco flutuando num oceano de onde saía o rio Nilo e os Homens tinham nascido das lágrimas dos deuses. Esses sacerdotes criaram, também, uma genealogia para os principais deuses, como podes observar na árvore genealógica presente na imagem.
Amon, Rá, Aton, Amon-Rá: Nasceu por si próprio. É o Sol e o Cosmos e deu origem ao primeiro par de deuses. O seu nome (Amon) significa "aquele que está escondido", pois ninguém o podia ver nem saber como era. É por isso que é representado de muitas maneiras: como um homem com cabeça de carneiro ou, então, inteiramente humano (com uma coroa de plumas), etc. Os seus atributos são o disco solar, os chifres (de carneiro) e o chicote. Enquanto Aton, é representado como um disco solar cujos raios são longos braços que terminam em mãos (como podes ver na imagem abaixo.
Shu: personifica o ar. É representado como um homem com os braços erguidos (para sustentar a abóbada celeste) usando na cabeça uma pena simples ou quatro longas plumas. O seu animal é o leão.
Tefnut: é o orvalho, personifica a humidade e as nuvens e representa a inundação do Nilo. É representada com forma feminina e cabeça de leoa.
Geb: é a Terra, mas de sexo masculino. Simboliza a fertilidade e a vegetação. É normalmente representado deitado de costas. O seu animal é o ganso.
Nut: personifica a esfera celeste (de sexo feminino). Representa-se como uma figura feminina arqueada, com o ventre voltado para a terra e o corpo nu ou coberto de estrelas.
Osíris: Era um rei na terra que foi morto pelo seu irmão Set. Com o auxílio de Ísis, sua esposa e irmã, ressuscitou dos mortos e tornou-se no seu deus. Osíris é aquele que permite a ressurreição no mundo dos mortos. É representado como uma múmia, sentado num trono com a coroa branca ladeada de penas de avestruz (ou outras coroas) e os símbolos de poder do faraó.
Ísis: Ela deu a imortalidade ao marido. Considera-se encarnada na vaca Athor (amor) e, por isso, às vezes é representada com chifres e o disco lunar na cabeça. O mais habitual é encontrarmos Ísis representada como uma figura feminina com um trono na cabeça.
Set: personifica o mal e encarna no cão (ou chacal). É o assassino de Osíris e o inimigo de Hórus, simbolizando os conflitos do universo. É representado como um homem com cabeça de cão (ou chacal) com orelhas compridas mas cortadas.
Néftis: é a deusa dos mortos, irmã de Ísis a quem ajudou a mumificar Osíris. É representada com corpo feminino e uma coroa na cabeça igual ao hieróglifo que significa casa.
Hórus: é o deus protector do faraó. É representado, quer como uma criança (com o dedo na boca), quer como um homem com cabeça de falcão e a coroa dupla do Egipto ou, ainda, como um disco solar com asas.
Outros deuses importantes:
Mahat: deusa da verdade, da ordem e da justiça. Representada como figura feminina com uma pena de avestruz na cabeça ou, simplesmente, essa pena personificada.
Anúbis: patrono dos mumificadores; protector dos mortos. É representado sob forma humana com cabeça de cão ou, simplesmente, como um cão negro de orelhas ponteagudas.
Anúbis: patrono dos mumificadores; protector dos mortos. É representado sob forma humana com cabeça de cão ou, simplesmente, como um cão negro de orelhas ponteagudas.
Tot : é o protector dos escribas. Representado como Íbis ou babuíno.
Vamos fazer um exercício? Tenta descobrir qual é cada um dos seguintes deuses:

ajuda aqui ................................. ajuda aqui ........................... ajuda aqui

Ajuda aqui ..........................Ajuda aqui ..........................Ajuda aqui



ajuda aqui ................................. ajuda aqui ........................... ajuda aqui



Ajuda aqui ..........................Ajuda aqui ..........................Ajuda aqui


.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário